Nosso Escritório
Nosso Escritório

O advogado Antônio Roberto Sandoval Filho nasceu em Ituverava, no interior de São Paulo e se mudou para a capital para cursar a faculdade de Direito. A defesa do servidor público faz parte de sua história. Quando ainda era estudante da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, recebeu da mãe uma procuração para que defendesse uma causa de contagem de tempo de serviço. A servidora pública, neste caso, era ela própria. Depois dessa ação,Sandoval Filho percebeu que muitos outros funcionários públicos passavam por situações semelhantes e não tinham quem os defendessem. Passou, então, a defender esses trabalhadores em diversas outras ações. “Com o passar do tempo, a vida me especializou na defesa do servidor público.”

Foi com esse foco de trabalho que, em 1978, foi montado o Escritório de Advocacia Sandoval Filho. No início, eram apenas cinco profissionais trabalhando no bairro da Vila Prudente, na zona leste de São Paulo. Com o tempo, o número de processos foi aumentando, e aquelas instalações já não eram mais suficientes. A sede passou a ser na Rua Pamplona, na zona sul da cidade. De lá foi para a Praça João Mendes, no centro. Hoje está na Rua Dona Maria Paula, também na região central da capital paulista.

Atualmente o Escritório conta com profissionais experientes e jovens talentosos, além de dispor de instalações modernas e sistemas informatizados, mas nem sempre foi assim. No início, não havia computadores, os cálculos eram feitos com calculadoras e as petições e ações eram datilografadas. Um trabalho artesanal que, desde aquela época, já visava o bom atendimento ao cliente.

A Advocacia Sandoval Filho passou por uma reestruturação física e uma divisão de tarefas. Hoje acontecem reuniões semanais de cada departamento. Nessas reuniões são discutidas as novidades, para que seja sempre possível trazer melhorias ao Escritório e, consequentemente, aos clientes. Além disso, é levantado tudo que pode ocasionar algum problema e o que é necessário fazer para solucioná-lo, evitando, assim, que ele tome dimensões indesejadas.

Há 39 anos a Advocacia Sandoval Filho caminha ao lado da Justiça e visa sempre o melhor atendimento ao cliente e a qualidade nos serviços prestados.

 

Defesa do Servidor Público

Ao longo desses 30 anos de luta para defender os direitos do servidor público, adquiridos através de decisões judiciais, a Advocacia Sandoval Filho obteve destaque e sucesso em diferentes ações.

Um marco na história do Escritório que é lembrado até hoje em reportagens e palestras aconteceu em maio de 2001, quando o Pleno do Tribunal de Justiça acatou o pedido de Intervenção Federal no Estado de São Paulo. Em 14 de agosto de 2002, o advogado Antônio Roberto Sandoval Filho fez a sustentação oral do pedido de Intervenção, frente aos ministros do Supremo. “É manifesta a desobediência da autoridade governamental, que proclama para toda a imprensa ter saneado as finanças do Estado, sem contudo ter quitado os precatórios de natureza alimentar”, disse Sandoval Filho.

O Supremo Tribunal Federal não acatou o pedido, alegando falta de recursos do Estado. Sandoval Filho, no entanto, não desanimou. “Dia virá em que essa página sombria de nossa história será lembrada apenas como algo do passado. A Verdade e a Justiça hão de prevalecer”.

O pioneirismo em ações como o Gatilho Salarial também faz da trajetória da Advocacia Sandoval Filho uma história de sucesso. Numa época de inflação alta, o gatilho salarial era uma forma de manter o poder de compra do servidor público. Muitos servidores, porém, não receberam esse gatilho ou receberam com atraso. A tese elaborada por Sandoval Filho visava o recebimento desses valores.Os sequestros humanitários foram outro exemplo de ações de destaque da Advocacia Sandoval Filho. Ela foi a primeira a entrar com esse recurso em grande escala. Com isso, centenas de credores já foram beneficiados, adquirindo o direito de quebrar a ordem cronológica e receber, devido a doenças graves, o valor que esperavam há tanto tempo.

Atualmente, as principais ações do Escritório são a Sexta-Parte e o Adicional por Tempo de Serviço. Ambas dizem respeito à incorporação de todos os vencimentos do servidor no cálculo do valor a receber.

A Advocacia Sandoval Filho sempre realizou diversos estudos para formular teses que fizessem valer, na Justiça, os direitos dos servidores públicos. É pensando nisso que o Escritório continua batalhando para encontrar formas de defender esses profissionais e, principalmente, de fazer prevalecer a Verdade e a Justiça.

 

Referências Éticas

Para coroar três décadas de atuação jurídica, a Advocacia Sandoval Filho levou a cabo o seu Projeto Identidade. Advogados, estagiários e todos os profissionais do Escritório mobilizaram-se durante vários meses para definir em poucas palavras a Missão, a Visão e os Valores da Advocacia. O resultado desse trabalho está aqui apresentado e representa o compromisso público da Advocacia Sandoval Filho para com os clientes, colaboradores, sócios, a sociedade e a Justiça.

Missão

É missão da Advocacia Sandoval Filho assumir a defesa jurídica de seus clientes e contribuir para a promoção da Justiça.

Visão

Garantir a excelência na prestação de serviços jurídicos, gerando assim resultados consistentes ao longo do tempo para clientes, sócios e colaboradores.

Valores

A Advocacia Sandoval Filho pauta a sua atuação pelo compromisso permanente com a ética e a verdade.

Faz do respeito ao Cliente uma regra essencial de sua conduta, prestando-lhe informações com absoluta transparência.

Incentiva o aprimoramento profissional de sua Equipe.

Lança mão de modernas técnicas de gestão e de ferramentas tecnológicas de última geração.

Promove um clima organizacional saudável, amistoso e colaborativo.

Adota práticas responsáveis nas áreas social e ambiental.

menu
menu