PEC quer que União se responsabilize pelos salários de professores

PEC quer que União se responsabilize pelos salários de professores

Está em tramitação na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa federalizar os salários de professores de todo o país. A ideia é que a União se responsabilize pelo pagamento dos salários, que será igual ou maior que a remuneração dos professores do Distrito Federal.

O texto da PEC 402/2018 prevê que o governo Federal institua uma comissão especial para definir os critérios de transição dos professores para os quadros do Ministério da Educação. Também caberá aos membros da comissão – representantes da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal – propor soluções para as compensações financeiras envolvendo a Previdência Social e os fundos constitucionais da educação.

 

Tramitação da PEC

A Proposta será inicialmente analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados quanto a seus aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa. Se admitida, será examinada por uma comissão especial. Por conta da intervenção federal no Rio de Janeiro, a PEC só poderá ser votada em 2019. Caso a PEC venha a ser aprovada definitivamente, ela passará a valer somente após cinco anos.

Acompanhe a tramitação da PEC 402/2018 acessando aqui: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2169347

 

(Imagem: maroke/iStock.com)

Compartilhe
menu
menu