Projeto de Lei quer permitir que aposentados especiais possam continuar trabalhando

Projeto de Lei quer permitir que aposentados especiais possam continuar trabalhando

Um Projeto de Lei em trâmite na Câmara dos Deputados quer revogar o dispositivo da Lei de Benefícios Previdenciários (Lei 8.213/91) que cancela a aposentadoria especial do empregado que voltar a trabalhar. Na prática, o Projeto de Lei busca permitir que aposentados especiais possam continuar trabalhando se desejarem.

A aposentadoria especial é concedida àqueles que se sujeitam a condições de trabalho que prejudiquem a saúde ou a integridade física durante 15, 20 ou 25 anos.

Para o autor do Projeto de Lei 10139/18, a lei atual equipara uma aposentadoria especial, que é contributiva e programável, à aposentadoria por invalidez, que tem cunho securitário e imprevisível. No entanto, segundo seu entendimento, não se pode obrigar trabalhador não inválido e especializado a abrir mão de verba alimentar e salarial.

Além disso, o autor do Projeto de Lei acredita que, se o texto for aprovado, reduzirá o número de ações em tramitação no Judiciário de trabalhadores que buscam o direito de continuar em exercício.

A proposta deve ainda ser analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

 

Íntegra da proposta:
PL-10139/2018

Com informações da Agência Câmara Notícias

(Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados)

 

Compartilhe
menu
menu