Educação de excelência é plataforma para o sucesso

Escrito por Sandoval Filho
Educação de excelência é plataforma para o sucesso

Não há legado mais importante para as futuras gerações do que construir uma sólida estrutura educacional no país. Todos os países desenvolvidos do mundo têm educação de excelência. E eles não seriam desenvolvidos e ricos se não tivessem uma população educada, bem informada, afinada com as novas tecnologias, consciente de que o conhecimento é a chave para o sucesso pessoal, profissional, empresarial e da sociedade como um todo.

O Brasil já superou felizmente a etapa da universalização do ensino. Há escolas para todos, ainda que muitos brasileiros em idade escolar vivam distantes das salas de aulas por circunstâncias de diversas naturezas. Uma delas é a necessidade de muitos jovens em trabalhar para ganhar o seu sustento e contribuir para a renda familiar.

Outra causa que leva ao afastamento de alunos da escola é o tipo de currículo adotado no país. Há um excesso de disciplinas e falta foco no que é fundamental. Felizmente parece que as autoridades acordaram para o problema e discutem hoje soluções para essas e outras questões que dificultam a caminhada do aluno dentro dos ciclos escolares.

Discute-se hoje a chamada Base Nacional Comum Curricular e também o novo modelo do Ensino Médio, que acaba de ser adotado pelo Ministério da Educação. Não é o caso de avaliarmos aqui esses novos processos e modelos, tarefa que cabe aos especialistas em educação e pedagogia.

O importante a destacar é que o Brasil não precisa propriamente de mais prédios, de mais salas de aula. Precisamos na verdade buscar a excelência de ensino. Nosso aluno precisa aprender direito e aprender sempre. Não podemos permanecer nos níveis em que estamos nas avaliações internacionais. É urgente buscar a qualidade hoje, imediatamente.

Há inúmeros países que não têm as riquezas que nós temos – e são muito mais ricos do que nós. O Japão é um exemplo – mas não é o único. O que desejo para o nosso país é que todos nós passemos a considerar a excelência educacional um artigo de primeira necessidade, a ser buscado hoje, já, imediatamente.

Um dia, quando os jovens brasileiros atingirem bons resultados nos exames internacionais, poderemos ter a certeza de que o Brasil será então um país rico. Não só porque temos petróleo. Não apenas porque nosso solo é fértil e nossa agroindústria é um portento. Seremos ricos porque nosso povo será formado por gente que faz do conhecimento a plataforma para o sucesso. Nesse dia o Brasil será o país dos nossos sonhos.

Antônio Roberto Sandoval Filho

Sócio-fundador da Advocacia Sandoval Filho

Compartilhe
menu
menu