Projeto de lei quer tornar obrigatório exame psicológico para permanência na PM

Projeto de lei quer tornar obrigatório exame psicológico para permanência na PM

Um Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatória a aplicação de exame psicológico para o ingresso e para a permanência nas carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O texto propõe também uma reavaliação psicológica anual dos policiais e bombeiros, assim como cursos de reciclagem a cada seis meses e exames psicológicos em caso de fatalidades durante as operações. A proposta foi apresentada em fevereiro deste ano.

O Projeto de Lei 275/19 pretende, com essas medidas, desfazer a estigma de comportamento violento e truculência que cerca as carreiras militares. A realização de exames psicotécnicos de forma obrigatória atestaria a capacidade psicológica dos agentes de segurança, assim como ‘protegeria’ a saúde mental dos trabalhadores.

O PL será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso as comissões aprovem o texto integralmente, segue para promulgação.

 

Íntegra da Proposta:
PL 275/2019

Com informações da Agência Câmara Notícias

(Imagem: JanJutamas/iStock.com)

Compartilhe
menu
menu